sexta-feira, 11 de março de 2011

SquishBot (com vídeo)

O SquishBot
O SQUISHBot (Soft QUIet Shape-shifting robot) é um robot de tamanho médio que consegue escalar paredes, tectos e terrenos acidentados, esgueirar-se em espaços apertados quer a sua missão seja de reconhecimento ou de busca e salvamento O robot pode mudar de forma, o que lhe permite alterar-se para formas irregulares e “espremer-se” através de orifícios muito menores do que a sua área "normal". O esqueleto visco-elástico do robot pode transitar de um comportamento rígido para um comportamento flexível, é composto por fluidos sensíveis impregnado numa espuma de células abertas de elevada porosidade para criar sólidos visco elásticos com rigidez flexível e seleccionável pelo utilizador. O seu software avançado controla a rigidez do Squishbot para efectivamente torná-lo um robot de grande ou pouca liberdade.
O SquishBot caminha utilizando os princípios de locomoção adaptados a partir de lesmas, caracóis e outros moluscos. Ao excretar uma película muito fina de líquido viscoso que se espalha no corpo flexível do robot e no terreno (funcionando como um pé), o SquishBot é capaz de escalar superfícies verticais e invertidas e atravessar uma variedade de terrenos e substratos.
Outro objectivo é criar sistemas que alterem suas dimensões principais em grandes escalas, até 10 vezes superiores.
SquishBot a esgueirar-se para dentro de um tubo
Como um pioneiro da tecnologia de corpo flexível, que permite que o robot transforme o seu corpo compatíveis em resposta ao estímulo, o impacto do Squishbot vai muito além de uma única aplicação, estendendo-se em campos tão diversos como próteses, mecânica dos fluidos e robótica.
A equipa da Boston Dynamics que é responsável pelo design final e entrega do robô inclui investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que se especializam em novos materiais e estruturas deformáveis. SquishBot é fundado pela Agência de Ciências da Defesa do DARPA, como parte do programa Chembot.

Informação retirada dos sites:
http://www.gizmodo.com.br/conteudo/robo-consegue-se-encolher-para-infiltrar-sua-casa-e-os-seus-pesadelos/

2 comentários:

"Os C4" disse...

Olá caros colegas. A nossa visita a escola primária correu muito bem, as crianças são fantásticas...
Ficamos supreendidos com Squishbot, os Robot conseguem fazer coisas incriveis.

Continuaçao de um bom projecto.
Os C4
beijinhos para a Marlene e abraços para os meninos.

DL50 disse...

Alterar a forma ? "espremer-se" em orifícios de área inferior ao do Robot? ALTAMENTE !
Este Robot é excelente.

Bom trabalho (':
Bjs
Dl50

Enviar um comentário