terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Big Dog (com vídeo)

A notícia que escolhemos para este mês é a que se segue:
Desenvolvido pela Boston Dynamics para o Exército dos Estados Unidos da América, o Big Dog é essencialmente um robot militar de carga para facilitar a vida dos soldados americanos em campos de batalha.
Movido à gasolina, tem um metro de comprimento por 0,7 de altura e pesa 75 quilos. Em testes separados, Big Dog opera a 6,5 km/h, sobe inclinações de até 35 graus, atravessa escombros, sobe uma trilha enlameada, caminha na neve e gelo, e carrega uma carga de 155kg. Com o seu andar quadrúpede pode também recuperar o equilíbrio se for empurrado. Big Dog definiu um novo recorde mundial para veículos com pernas, percorrendo 20,6 Km sem parar e sem reabastecer.
  

O computador de bordo do Big Dog controla a locomoção, servos, as pernas e lida com a variedade de sensores. O seu sistema de controlo mantém-no equilibrado, navega, e regula a sua energia de acordo com as condições. Os sensores de locomoção medem a posição e força das articulações, focando-se no contacto com o solo, a carga do solo, um giroscópio, LIDAR (Light Detection and Ranging) e um sistema de visão estéreo. Outros sensores situam-se no interior do Big Dog, monitorizando a pressão hidráulica, temperatura do óleo, as funções do motor, carga de bateria, entre outros.
Contudo, a empresa está a pensar em desenvolver um Big Dog mais inteligente e maior. O robot actualizado precisaria portar 200kg de carga, andar a 32km/h sobre qualquer terreno e sobreviver sem ser reabastecido por um dia inteiro. Além disso, ele precisaria ser muito mais silencioso para ser útil em situações reais de combate, pois ainda produz um barulho incómodo ao se movimentar, e ter um cérebro mais astuto para poder manobrar-se de forma autónoma.
A nossa escolha do BigDog como notícia para este mês deve-se ao facto de este ser um robot tecnologicamente avançado com destino de utilização no exército, resultando daí uma certa polémica. A característica do robot que mais nos cativou é sobretudo o recuperar do balanço quando este é empurrado.

Informação retirada dos sites:

1 comentários:

DL50 disse...

Parabéns pelo projecto!
Estamos ansiosos por ver do que é capaz o vosso "bichinho" na semana da ciência.

Bom trabalho!
Beijinhos e abraços :)

Enviar um comentário